Notícias

 

Residências Comunitárias

 

A Misericórdia de Lousada no âmbito de um Projecto de luta contra a pobreza, chamado “Construir a Solidariedade”, construiu duas Residências Comunitárias, situadas em duas freguesias do concelho.

 

Esta iniciativa da construção de Residências Comunitárias, teve origem numa reflexão baseada na experiência que foi sendo adquirida a partir do contacto diário com a população idosa residente no lar, dado que se começou a perceber, que de uma maneira geral, os idosos manifestam algumas dificuldades de integração, visto que é muito complicado retirar os Idosos das suas casas, das suas coisas e de repente começarem a viver com mais 60 idosos e terem de se adaptar a uma nova rotina diária com regras de funcionamento próprias que a vivência numa Instituição implica. Paralelamente a esta transição tem subjacente a necessidade de se reconstruir a rede relacional do idoso.

 

Assim, pretendeu-se com a construção destas Residências dar uma resposta inovadora às necessidades do idoso, tendo por base dois pressupostos:

 

  • O direito de viverem nas melhores condições físicas e humanas;
  • O direito de viverem de acordo com os seus hábitos, valores e cultura.

 

 

Consulte também o nosso Regulamento Interno Residências Comunitárias