Notícias

 

C.A.C.I.

Centro de Apoio ao Cuidador Informal

O cuidador informal é a pessoa, familiar ou amigo, que assume os cuidados de uma pessoa dependente (criança, idosa, deficiente ou doente), fora do âmbito profissional e sem qualquer contrapartida financeira.

A tarefa de cuidar do outro exige disponibilidade e dedicação para proteger, amar, ajudar, apoiar e estar. Esta tarefa transforma toda a vivência pessoal, familiar e social da vida do cuidador.

Cuidar em permanência, ao longo do tempo, desgasta e é uma sobrecarga, física, emocional e social, lidar no dia-a-dia com estas situações obriga a muitas mudanças para as quais, muitas vezes, não se está preparado. Ser cuidador informal transforma as interações sociais, a relação com a família, com o trabalho, com o quotidiano e como o cuidador se perceciona a si próprio. 

Por isso, é importante cuidar do cuidador informal para que este cuide ainda melhor!

Compreender esta tarefa de cuidar, antecipar eventuais dificuldades, conhecer os serviços da comunidade, os apoios sociais existentes e ativar estratégias preventivas do bem-estar do cuidador pode ajudá-lo no bem-estar e no bem-estar da pessoa cuidada, são as razões que conduziram à implementação do C.A.C.I.

O C.A.C.I., assenta na lógica de trabalho em rede e de multidisciplinariedade propõe-se a informar, aconselhar, orientar e mediar entre a pessoa que cuida, a pessoa cuidada, os seus familiares e as instituições da comunidade que podem mobilizar recursos apoios para o CI. 

O C.A.C.I. disponibiliza à comunidade os seguintes Serviços:

- Informação e aconselhamento;

- Atendimento individual ou familiar;

- Mediação familiar;

- Apoio psicossocial;

- Encaminhamento para os apoios e equipamentos sociais existentes;

- Apoio na capacitação do C.I.

Equipa Técnica do C.A.C.I.

1 Coordenadora – Sílvia Silva (Assistente Social)

2 Técnicas Superiores de Serviço Social – Cátia Silva e Lúcia Ribeiro (Assistentes Sociais)

Esta equipa procura ajudá-lo a encontrar as melhores respostas e apoios da comunidade, assim como apoia o/a cuidador/a a reorganizar o quotidiano de modo a facilitar esta tarefa de CUIDAR!

 

Contactos:

Centro de Apoio ao Cuidador Informal

Avenida Major Arrochela Lobo, n.º 157 – 4620-697 Silvares – Lousada

Telefone:  255 810 738

Email: caci@scmlousada.pt