Notícias

 

A História Da Instituição

 

A Santa Casa da Misericórdia de Lousada foi fundada em 4 de Janeiro de 1897 e tem estatutos aprovados pelo Governo Civil nessa data e pela diocese do Porto em 26 de Janeiro do mesmo ano.

 

Os fundadores da Santa Casa eram um Grupo de Homens bons, com uma grande devoção para com o Senhor dos Aflitos que juntos acharam por bem edificar um Templo em que essa sagrada Imagem fosse venerada. O Templo foi concluído em 13 de Agosto de 1892 e esse grupo de homens responsáveis pela edificação do templo constituiu e fez aprovar os Estatutos da Santa Casa da Misericórdia de Lousada, sendo o Templo do Senhor dos Aflitos o seu primeiro bem.

 

De imediato partiram para a construção do hospital por considerarem ir de encontro às necessidades da população, visto que a área da saúde era perfeitamente descurada e os pobres e doentes não tinham qualquer ajuda.

 

Esse grupo encarnou o espírito de Misericórdia e começou com a primeira resposta à comunidade.

 

Em 1975, aquando do processo de nacionalização, a administração do hospital passou para as mãos do Estado. Privada da sua função essencial, a Misericórdia não parou e deu continuidade, com dedicação ás áreas social, infância e 3ª idade.

 

Com a evolução dos tempos e tendo em conta a sua actualidade e polivalência, esteve atenta às necessidades da população de Lousada e procurou dar as respostas necessárias.

Neste momento, a Misericórdia tem dois Lares de Idosos com capacidade para 60 e 52 internos, tem um Apoio Domiciliário para 30 e Apoio Domiciliário Integrado para 6 e, em termos da 3ª idade uma resposta inovadora que são as Residências Comunitárias.

 

Na infância tem a funcionar um Jardim/Creche e Berçário.

 

Em termos de saúde que foi a sua primeira opção e grande tradição desta Misericórdia, esta Santa Casa reassumiu o seu hospital em 1999.